Nossa História

Como tudo começou

A ideia para a criação deste fórum nasceu de um grupo de amigos que mantém contato através de um grupo de WhatsApp. Grande parte dos membros deste grupo, chamado de “Amigos Off” eram membros do finado Portal Bigtrails, onde mantínhamos nossas histórias, lembranças e aprendizados. Embora o grupo de WhatsApp tenha começado antes do fim do Portal Bigtrails, a maioria era visitante assídua daquele fórum.  De fato, a maioria ficou lá até o último segundo e lamentou terrivelmente o fim daquele tesouro.

Continuamos as nossas vidas com o WhatsApp, mas logo percebemos que essa ferramenta é boa para manter a interação ocasional, mas não funciona como ferramenta de consulta nem como repositório de histórias. Frequentemente vemos as mesmas perguntas aparecendo de novo, e de novo, e de novo… Sem falar nas notícias repetidas… Mas o pior de tudo, é a perda da história, pois tudo no WhatsApp passa e desaparece num mar de coisas que é impossível de filtrar. 

Nós cansamos disso e resolvemos enfrentar o desafio de criar um novo fórum, não para substituir o WhatsApp, mas que possa servir de repositório para as coisas úteis e memoráveis que aparecem por lá. Registros dos passeios, dos lugares, dos amigos, das viagens, das dicas de como arrumar aquele defeitinho irritante… Tudo o que passa e desaparece no WhatsApp vai vir para cá. E aqui irá ficar, de forma organizada e acessível para qualquer um. E qualquer pessoa pode ajudar a construir essa base de conhecimento e de histórias. Todos são bem-vindos para contar as suas experiências, problemas, soluções, viagens e amizades. Queremos celebrar tudo isso com todo mundo que é apaixonado por motos. 

 

E de onde saiu esse nome?

Depois de definido que íamos encarar esse desafio, chegou a hora de definir um nome para o novo Fórum. Como vocês podem imaginar, isso não foi uma tarefa fácil. Diversas ideias surgiram, mas duas representavam a essência deste grupo “Amigos Off”, que é unido pela paixão de rodar com as motos por estradas de terra. Embora nem todos nós tenhamos a destreza para tal feito…

A grande maioria das pessoas deste grupo possui motos Bigtrail e, como eu mencionei, era participante do Portal Bigtrail. Então, umas das primeiras opções que surgiu foi Fórum Bigtrail. Esse nome representava bem o que nos unia: viagens de moto, passear pela terra, ter conforto. Mas alguns membros acharam o nome um pouco batido e sem originalidade. Então outra proposta apareceu: Poeira na Moto. Esse nome é mais original, mas gerou polêmica. A motivação é que as motos sempre voltavam cobertas de poeira dos nosso passeios, e a gente sempre ficava feliz com isso. Daí saiu essa frase:

Na terra é por onde eu ando e poeira é o que trago de recordação.

Mas tinha um pessoal que achava que isso poderia também significar moto que fica empoeirando na garagem. Isso até não é ruim, afinal esse fórum é para todos e não tem nada de errado em ter a moto e namorar ela, com todo o carinho. Cada um é livre para curtir a moto do jeito que te faz feliz.

Então, a solução para definir qual nome seria usado foi apelar para a boa e velha democracia. Isso é bom porque gera uma responsabilidade em quem está opinando: votar significa se envolver e ser responsável pelo resultado do processo. O voto sem compromisso é sempre perigoso.

Essa votação demorou 1 semana, com defesas ardentes para cada um dos lados. E o final, vocês já sabem: placar de 11 x 11! O desempate ia ser na moeda, mas qual era a mão a jogar a moeda? Achamos uma forma republicana de fazer isso, baseada no STF: o voto de minerva, ou seja, o voto de desempate proferido por alguém que, em condições normais não votaria. Achamos a cobaia, digo, a juíza, perfeita para esta causa. Apresentamos os nomes para ela, sem nenhum preâmbulo, defesas ou sugestões e a escolha é essa que vocês vêem aqui.

Findada a eleição, foi hora de nos unirmos e produzirmos juntos aquilo que acreditamos que será o maior Fórum de motos do Brasil!

 

Nossos valores e objetivos

O nosso grande valor é o respeito e companheirismo com os motociclistas. Todos sabemos o quão significativo é receber um aceno na estrada de um colega. Todos sabemos o quão importante é ter a certeza de que, na hora de um apuro, um amigo motociclista vai aparecer para ajudar. As motos nos unem de uma forma única e os nosso valores visam intensificar ainda mais o respeito, a amizade e o companheirismo entre aqueles que andam sobre duas rodas.

Embasados por estes princípios, criamos um espaço para que os motociclistas possam compartilhar suas experiências, conhecimentos, viagens, passeios, problemas e soluções com todos aqueles que são apaixonados por veículos de duas rodas. Nosso objetivo é criar um local perene e organizado onde suas histórias ficarão registradas, seus conhecimentos poderão ser compartilhados e suas dúvidas sanadas. Tudo isso sem nenhuma restrição de estilo, cilindrada ou uso da moto. Esse é um espaço eclético onde todos os que gostam de andar de moto e sabem respeitar as opiniões alheias são bem-vindos.

Quem começou?

Conheça algumas das pessoas que estão por trás do Poeira na Moto. A lista a seguir não é exclusiva, pois todos os 26 participantes do grupo “Amigos Off” têm uma participação especial.

amigosoff

Luciano Mendes

Administrador do Site admin@poeiranamoto.com.br

Matheus

Relações Públicas contato@poeiranamoto.com.br

Tércio

Moderador

Edilson

Moderador

Roberto

Moderador

Júlio

Moderador